domingo, 30 de outubro de 2011

pio animperativo da fala é "rara hora et pauca mora"

questão de tempo,
não só.
questão de ser-estar 

(bem-esperando 
               inesperado)

questão dinsistir 
e pacientar. 
tudo é interminável.



                                                                                                                                                         [Kate MacDowell]

4 comentários:

R. disse...

“Quando se fala de "minorias seletas", a velhacaria habitual costuma tergiversar o sentido desta expressão, fingindo ignorar que o homem seleto não é o petulante que se supõe superiora aos demais, mas o que exige mais de si que os demais, embora não consiga cumprir em sua pessoa essas exigências superiores. E é indubitável que a divisão mais radical que cabe fazer na humanidade, é esta em duas classes de criaturas: as que exigem muito de si e acumulam sobre si mesmas dificuldades e deveres, e as que não exigem de si nada especial, mas que para elas viver é ser em cada instante o que já são, sem esforço de perfeição em si mesmas, boias que vão à deriva.” (Ortega y Gasset, A Rebelião das Massas, Parte I, I. O Fato das Aglomerações)


“Para mim, nobreza é sinônimo de vida esforçada, posta sempre a superar-se a si mesma, a transcender do que já é para o que se propõe como dever e exigência. Desta maneira, a vida nobre fica contraposta à vida vulgar e inerte, que, estaticamente, se reclui a si mesma, condenada à perpétua imanência, caso uma força exterior não obrigue a sair de si. Daí que chamemos massa a este modo de ser homem — não tanto porque seja multitudinário, quanto porque é inerte.

À medida que se avança pela vida, vamos nos fartando de advertir que a maior parte dos homens — e das mulheres — são incapazes de outro esforço que o estritamente imposto como reação a uma necessidade externa. Por isso mesmo ficam mais isolados, e como monumentalizados em nossa experiência, os pouquíssimos seres que conhecemos capazes de um esforço espontâneo e luxuoso. São os homens seletos, os nobres, os únicos ativos e não só reativos, para os quais viver é uma perpétua tensão, um incessante treinamento. Treinamento = áskesis. São os ascetas.” (Ortega y Gasset, A Rebelião das Massas, Parte I, VII. Vida Nobre e Vida Vulgar, ou Esforço e Inércia)

Eliza Morenno disse...

Nossa que contribuição!

Na casca de limão disse...

e, no fundinho dessa nossa prepotência de-lado-já-saindo, muito bonita.

Anônimo disse...

Chasing, chasing, never reaching,
Losing, losing and never leaving,
For quitting the game,
To we all, is definitly forbidden.

Afrodite, can you really forgive,
Eros when will you forget me?

This morning I thought I was hunting,
But I'm de stone bird now.
I've always been.